Google lança Eddystone, concorrente do iBeacon da Apple.

07-07-2015

Eye4tech IoT Internet of Things Beacon iBeacon Arduino

Google anunciou o lançamento do Eddystone , a sua plataforma aberta Bluetooth Low Energy (BLE). O padrão da tecnologia é projetado para ajudar os desenvolvedores a fornecer conteúdo baseado em localização direta para smartphones dos usuários, independente do tipo de aparelho que utilizam.

Se você não está familiarizado, beacons são hardware instalados em pontos públicos como shopping, que usam Bluetooth para transmitir dados. Através dessas conexões Bluetooth, os varejistas, os desenvolvedores e as empresas conseguem identificar com precisão a localização do usuário e enviar informações relevantes com base no local onde esses consumidores estão.

No caso de Eddystone, o Google espera que os desenvolvedores serão capazes de criar aplicativos ainda mais contextuais. Por exemplo, telefone de um usuário pode fornecer informações do trânsito quando eles estão no seu ponto de ônibus, ou trazer um código de barras do bilhete do evento quando eles chegarem no local.

A principal diferença do Eddystone em relação a tecnologia iBeacon da Apple é que o dispositivo suporta BLE.

Juntamente com o lançamento, o Google vai oferecer API para ajudar os desenvolvedores a se concentrarem em como transmitir dados para aparelhos que estejam ao alcance dos beacons.

Imagine andar em um restaurante e receber o menu na tela do seu telefone no momento em que você se sentar. Com o Google tecnologia de busca, os usuários podem também ser capaz de clicar nos itens do menu e procurar fotos do prato para aprender mais sem a necessidade de chamar a atenção de um garçom.

Por enquanto, o Google não tem planos de cobrar por Eddystone. Com fornecedores terceirizados ela espera alcançar as redes que já existem na plataforma do iBeacon ao adicionar mais funcionalidade para o seu próprio serviço Google Now.

Fonte: The Next Web